Organização e Publicação de Curso

Organização e Publicação de Curso

Última modificação em 16 de julho de 2020

Prezado Professor(a)

Prezado Professor(a)

Com o propósito de favorecer a organização, publicação e apresentação do seu curso, vamos desenvolver, em conjunto, algumas atividades.

Para facilitar sua identificação, informe, no “encaminhamento de arquivos”, seu nome e e-mail.

Leia, também, as quatro fases distintas — Apresentação do Curso; Elaboração das Aulas; Elaboração da Avaliação Curso e encaminhamento dos arquivos —, descritas a seguir, onde se encontram as orientações que favorecerão a comunicação entre você os usuários do Curso

Primeira Fase - Apresentação do Curso

A Apresentação do curso é a capa, ou a primeira página , pelo(a) usuário do Curso. Assim, antes da decisão de comprar e/ou realizar o Curso, verá as informações ali inseridas. Por isso, lembramo-lo(a) de que é uma oportunidade excelente para atrai-lo(a) e convencê-lo(a) a adquirir seu Curso.

Ao(à) futuro(a) usuário(a), é interessante mostrar a estruturação do Curso (disposição das unidades e sub unidades) e quais são os tópicos mais importantes. Sugerimos utilizar aqueles que foram apresentados, no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), e descritos como: a) Síntese da Apresentação Geral do Curso; b) Justificativa; c) Objetivo geral do Curso; d) Tipo de público e a e) Metodologia.

Após descrever a Apresentação do Curso, no Word/PDF, com as informações julgadas cabíveis, será anexado uma cópia do arquivo em “I – Anexar documento de apresentação do curso“, destacado na Quarta Fase abaixo.

Segunda Fase - Elaboração das Aulas

Uma Sub Unidade, ou um Tópico Específico, é o termo da página seguinte do seu Curso. Além do nome/título peculiar, será explicado em breve descrição. Lembre-se, que está comunicando com o(a) usuário(a) e deve favorecer o seu entendimento. O ideal é que cada Sub unidade, seja constituída por uma ou mais aulas (sugere-se, o máximo de cinco).

Os nomes das sub unidades serão digitados no mesmo documento das respectivas aulas. Por exemplo:

“I – Introdução (subunidade I)

Descrição sobre a introdução…”.

“Primeira aula – conceituação técnica.”

(…).

O(s) arquivo(s) com a descrição da(s) aulas, será(ão) enviado(s) no item “II – Anexar arquivos de aulas do curso”.

Dicas

É desejável que uma aula seja apresentada em 50 minutos, no máximo, incluindo áudios, vídeos, leitura de textos e avaliações.

Uma Aula é a parte principal da Educação a distância – Ead. É nela que ocorrem os momentos de interação entre o(a) autor(a) do Curso com os usuários. Nesse importante encontro, há muitas maneiras de de torná-lo mais agradável, otimizado e favorecido pelas tecnologias da informação e comunicação da Educação.

A aula torna-se-á mais atrativa, com as formas textuais e demais mídias (vídeos, filmes, podcasts, slides). A combinação desses meio auxiliares valoriza o compartilhamento dos conteúdos e desperta o interesse de quem deseja aprender.

Se for do interesse do(a) Professor(a) que o aluno veja alguma(s) aula(s), antes de comprar o Curso, deverá destacá-la(s), nos textos, em Word/PDF, onde serão expostos os conteúdos dessa(s) aula(s).

Terceira Fase - Elaboração das Avaliações.

Critério de avaliação

O(a) Professor(a) decidirá sobre a forma de avaliação, a fim de que o concluinte do curso receba, ou não, o respectivo certificado de conclusão.
São possíveis os seguintes métodos de avaliação, através de Assistir às aulas programadas; Resultados de um questionário final do curso (mínimo de 60% do total dos pontos);
Resultados de questionários parciais, aplicados por subunidade ou aulas (mínimo de 60% do total dos pontos).

A decisão do(a) professor(a) será informada no questionamento do item “III – O curso será avaliado?“. Para o primeiro método, o(a) professor(a) não adotará nenhuma providência. No caso de questionários, serão observadas as seguintes orientações:

Elaboração de questionário:

Se optar pela aplicação de um questionário, o(a) Professor(a) deverá elaborá-lo. Nesse caso, poderá utilizar os seguintes tipos de perguntas:
a) Verdadeiro ou falso;
b) Múltipla Escolha;
c) Escolha única;
d) Discussão; e
e) Escolha por seleção.

Para qualquer uma delas, se o (a) Professor(a) achar conveniente, informará ao(s) usuário(s):

a) A quantidade de vezes que poderá tentar a resposta certa;

b) Uma explicação e o porquê da(s) resposta(s) certa(s), e

c) Apresentar dicas para auxiliar o(a) usuário(a) na escolha da resposta correta.

O(s) questionário(s), com as perguntas, respostas e demais orientações, será(ão) descrito(s) num documento, do Word/PDF, e anexado(s) no item “IV – Anexar arquivo do questionário e demais informações”.

Outros anexos:

O(a) Professor(a) deverá, ainda:

1 – Enviar uma Imagem de Destaque do seu curso (tamanho máximo de 1 MB; formato “jpeg, png, gif, jpp” e com 640px por 360 px, observando os direitos autorais). “Anexar o arquivo da imagem de destaque no item V

2 -Estimar, para o seu Curso,  um preço inicial. “Selecionar um preço inicial, para o Curso, no item V

Quarta Fase - Encaminhamento dos arquivos.

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