Síntese do curso
O curso de Conversão do conhecimento na atividade policial tem por objetivo apresentar os principais conceitos e abordagens teóricas sobre a gestão do conhecimento organizacional e sua aplicação nas organizações policiais.
Estrutura do curso
Unidade I – A conversão do conhecimento nas organizações;
Unidade II – O conhecimento da Polícia;
Unidade III – Doutrina policial como conhecimento organizacional;
Unidade IV – O processo de conversão do conhecimento na atividade policial
Justificativa
O curso visa informar o aluno sobre o contexto da gestão do conhecimento e sua importância para as organizações policiais, na geração, retenção, conversão e difusão do conhecimento próprio das organizações policiais. Apresenta ainda aplicação do fluxo de conversão do conhecimento na organização policial e sua interface com o ambiente externo e interno da organização.
Objetivo
Ao final do curso o aluno será capaz de:
– conhecer os principais conceitos e principais abordagens teórica sobre a produção, conversão, retenção e difusão do conhecimento organizacional;
– compreender os processos de conversão do conhecimento organizacional;
– aplicar os conhecimento de conversão do conhecimento na atividade policial.
Público alvo
O curso é destinado aos policiais, administradores, estudantes e pessoas interessadas em entender os processos de geração, retenção, conversão e difusão do conhecimento organizacional.
Referências
CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento. Como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora SENAC, 2003.
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 11ed. São Paulo: Atlas, 1999.
DOUTRINA. In Dicionário escolar da língua portuguesa / Academia Brasileira de Letras. 2ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
DRUCKER, Peter F.. Sociedade Pós Capitalista. São Paulo: Pioneira, 1993.
_____, Peter F.. A nova era da administração. Editora Pioneira, 1999.
ESG. Fundamentos Doutrinários da Escola Superior de Guerra. Rio de Janeiro: A Escola, 1995.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 3. ed. revista e ampliada. São Paulo: Atlas, 1991.
MINAS GERAIS. Assembléia Legislativa. Estatuto do Pessoal da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Lei nº 5.301 de 16 de outubro de 1969. Belo Horizonte, 1969.
_____. Assembléia Legislativa. Lei de Organização Básica da Polícia Militar de Minas Gerais. Lei nº 6624 de 18 de julho de 1975. Belo Horizonte, 1975.
_____. Polícia Militar, Comando Geral. Emprego da Polícia Militar de Minas Gerais na segurança pública: diretriz para a produção de serviços de segurança pública n° 01/2002 – CG. Belo Horizonte, 2002.
_____. Polícia Militar. Resolução nº 4210, de 23 de abril de 2012. Aprova as diretrizes para a educação profissional de segurança pública da Polícia Militar de Minas Gerais e dá outras providências. Belo Horizonte: Comando-Geral, 2012.
NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 20ª reimp. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.
PROBST, Gilbert, RAUB, Steffen e ROMHARDT, Kai. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Bookman, Porto Alegre, 2002.
SILVA, Sérgio Luiz Félix da. A parceria entre a Polícia Militar de Minas Gerais e a Fundação João Pinheiro: uma busca de legitimidade em ambientes altamente institucionalizados? 147f. [Dissertação de Mestrado em Administração Pública apresentada à Fundação João Pinheiro]. Belo Horizonte: 2009.
_____, Sérgio Luiz da. Gestão do conhecimento: uma revisão crítica orientada pela abordagem da criação do conhecimento. In Ci. Inf., Brasília, v. 33, n. 2, p. 143-151, maio/ago. 2004
SOUZA, Renato Vieira de. Do Exército Estadual à Polícia de Resultados: crises e mudança de paradigma na produção doutrinária da Polícia Militar de Minas Gerais (1969-2000). 317f. [Dissertação de Mestrado em Administração Pública apresentada à Fundação João Pinheiro]. Belo Horizonte: 2003.
SVEIBY, Karl Erik. A nova riqueza das organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
SPENDER, J. C. Gerenciando sistemas de conhecimento. In: FLEURY, M. T.; OLIVEIRA Jr., M. M. Gestão Estratégica de Conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001.
Detalhes do Curso
- Aulas 6
- Questionários 0
- Duração 20 horas
- Nível de Habilidade All levels
- Idioma Português (BR)
- Usuário(a)s 1
- Certificado Sim
- Avaliação Sim
-
Unidade I - A conversão do conhecimento nas organizações
-
Unidade II – O conhecimento da Polícia
-
Unidade III – Doutrina policial como conhecimento organizacional
-
Unidade IV – O processo de conversão do conhecimento na atividade policial - Slides
-
Referências bibliográficas