Síntese do Curso
A comunidade acadêmica inclui inúmeros pesquisadores que desejam se comunicar com a sociedade por meio de suas publicações, exigindo destes, precisão nas informações e ao mesmo tempo tornar o texto acessível a um público não especializado.
O Curso de Planejamento e elaboração de projeto de pesquisa prepara estudantes e pesquisadores que desejam por meio de ideias inovadoras obter resultados que sirvam para comprovar suas ideias e conceitos, uma vez que, publicação de um trabalho só é justificável se houver contribuições relevantes para a sociedade.
Estrutura
O curso está divido em três módulos. O primeiro trata sobre planejamento, estrutura e etapas que antecedem o projeto de pesquisa, ou seja, a apresentação de acordo com a NBR 15287:2011; elementos pré-textuais elementos textuais; como definir um tema de pesquisa; elaboração da problemática e justificativa; construção dos objetivos (geral e específicos); métodos de procedimentos; elementos pós-textuais.
O segundo módulo traz os aspectos normativos projeto de pesquisa: neste segundo momento nós vamos conversar um pouco sobre, como organizar o sumário; numeração progressiva, ou seja, as seções do projeto de pesquisa; apresentação e elaboração de citação e referências.
Por fim, tem-se o terceiro módulo que trata dos aspectos organizacionais do projeto de pesquisa, onde serão abordados os fatores relacionados a organização textual; intercambialidade de documentos; softwares e ferramentas para impulsionar a escrita.
Justificativa
Você tem dúvidas de como elaborar o seu projeto de pesquisa?
Não se sente seguro para definir as principais etapas deste tipo de trabalho?
Este curso é ideal para te auxiliar nos aspectos relacionados a delimitação e definição do tema, problemática, hipóteses e objetivos, além de trazer uma explanação completa sobre os aspectos normativos e estruturais para o desenvolvimento de um trabalho eficiente e eficaz.
Objetivos
Resolver problemas científico-tecnológicos que tragam avanços significativos ao campo científico, considerando que o conhecimento de técnicas de escrita e o domínio da metodologia apropriada são à organização e inter-relacionamento dos aspectos essenciais destacados anteriormente.
Público-alvo
Discentes de todas as áreas do conhecimento.
Referências bibliográficas
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
MELLO, Carlos Henrique Pereira. Gestão da Qualidade. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
Detalhes do Curso
- Aulas 20
- Questionários 0
- Duração 20 horas
- Nível de Habilidade All levels
- Idioma Português (BR)
- Usuário(a)s 19
- Certificado Sim
- Avaliação Sim
-
Introdução - Apresentação
-
Módulo I - Etapas que antecedem o projeto de pesquisa
- Primeira aula – Apresentação do Curso – Introdução – Elementos Pré-textuais
- Segunda aula – Elementos Textuais
- Terceira aula – Elementos Textuais – Objetivos – Justificativas
- Quarta aula – Elementos Textuais – Desenvolvimento
- Quinta aula – Elementos Textuais – Fundamentação Teórica
- Sexta aula – Fundamentação Teórica – Fontes de Informação
- Sétima aula – Metodologia – Procedimentos Técnicos
- Oitava aula – Metodologia – Natureza da Pesquisa
- Nona aula – Metodologia – Abordagem da Pesquisa
- Décima aula – Cronograma e Orçamento
-
Módulo II Aspectos Normativos - Projeto de Pesquisa
-
Módulo III - Intercambialidade de Documentos - Softwares e Ferramentas para Impulsionar a Pesquisa
-
Material complementar